Como controlar os gastos com baladas!

balada

 

O povo brasileiro tem a fama de ser festeiro e alegre, por esse motivo os brasileiros gastam grande parte da sua renda em bares e restaurantes. E com a copa do mundo que durou de junho até julho, essas pessoas gastaram mais do que esperavam.

O brasileiro é otimista com suas finanças e acha que tudo vai dar certo e que sempre vai arrumar um jeito de pagar as contas, mesmo que essas despesas sejam impagáveis. Isso é o resultado da ausência de educação financeira.

Possuir um bom planejamento financeiro ou ter uma educação financeira de qualidade, não quer dizer que vai ter que desistir de gastos supérfluos, esses supérfluos são necessários para a felicidade humana na atualidade, como ir para shows, festas e bares. O segredo para não comprometer o orçamento é reservar uma parte da sua renda para isso.

Uma sugestão é, assim que receber o salário, sacar o valor destinado para esse fim no mês. É muito importante manter a mesma quantia para farra todos os meses, quer dizer, não aumentar essa despesa porque tem uma festa ou porque precisa “afogar as mágoas”.

Fazendo uma analogia, o controle financeira é igual a uma dieta, não adianta você ter um orçamento muito restrito, pois com o tempo você vai abandonar esse orçamento e gastar demais. É a mesma coisa na dieta, você não deve banir as guloseimas, apenas reduzir, restringir. Quando estamos de dieta e comemos muito, vamos compensar fazendo mais tempo de caminhada, com o dinheiro é a mesma coisa, se gastou demais em alguma balada economize mais em algum outro ponto para compensar.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *