COMO O DINHEIRO FUNCIONA!

funcionamento do dinheiro

Você tem responsabilidade em aprender sobre o dinheiro e como se comportar bem com relação ao dinheiro. Você não tem culpa por não ter aprendido sobre educação financeira. Mas é responsabilidade sua aprender mudar essa situação.

Aceitar a sua responsabilidade sobre a sua educação financeira é o primeiro passo para o seu aperfeiçoamento financeiro e entender como o dinheiro funciona.

Ninguém consegue vencer um jogo de futebol ou qualquer outro jogo se não entender suas regras, no jogo financeiro é a mesma coisa, você tem que aprender sobre o funcionamento do dinheiro.

Quando nós somos crianças acreditamos que as coisas caem do céu, nós temos fantasias, ilusões de como nossos pais ganham dinheiro, e por consequência achamos que é fácil comprar um brinquedo, um carro, etc. Essa fantasia é muito boa para as crianças, acreditar em Papai Noel, que ele traz os presentes de todas as crianças do mundo que são bem comportadas.

O grande problema é quando as crianças crescem, se tornam adultas, e continuam acreditando que as coisas “caem do céu”. Esses adultos, acham, que em algum instante das suas vidas, os problemas financeiros vão se resolver como num passe de mágica. Exemplos dessa mágica são achar que vão ganhar na loteria ou em algum sorteio de título de capitalização (isso é a maior furada).

Acham que os gerentes de banco vão indicar verdadeiros “milagres” de rentabilidade para ter uma aposentadoria confortável ou conseguir pagar a faculdade dos filhos. Lembrem-se que os gerentes são vendedores, têm que oferecer o que é bom pro banco, para os gerentes terem bônus/comissões boas para ele. Lembrem-se que os gerentes são vendedores e têm metas a cumprir para o banco.  Mas isso é história para um outro post.

O primeiro passo é assumir a responsabilidade sobre sua vida financeira e parar de acreditar em “papai Noel”.

Vamos falar sobre os 4 paradigmas do dinheiro que é abordado no livro pai rico pai pobre. Eu aconselho a leitura desse livro para você entender como o dinheiro funciona.

1º paradigma à Conseguir dinheiro.

Quando você é criança e quer comprar alguma coisa vai até seus pais e pede dinheiro e eles lhe dão o dinheiro. Você consegue o dinheiro de maneira fácil e rápida. O grande problema é que várias pessoas vivem dentro desse paradigma já na vida adulta.

Quando querem comprar algo vão até uma instituição financeira e pedem um empréstimo, e conseguem o dinheiro rápido e fácil. Observe que o pai ou a mãe foram substituídos pelo banco.

Quem vive assim terá ou tem muitos problemas com dívidas e nunca acumulará riqueza.

2º paradigma à Ganhar dinheiro.

Aqui é onde a maioria das pessoas vive, é como os autônomos e empregados tratam com o dinheiro. Aqui a pessoa aprende que pode trocar o seu esforço e tempo por dinheiro. E faz isso todos os dias, dedicando o seu esforço e recebendo o dinheiro no fim do mês.

Dizendo isso de outra maneira, você recebe o dinheiro em troca do seu tempo. Com um pouco de conhecimento de educação financeira você pode se manter afastado das dívidas, mas vai ser difícil conseguir acumular riqueza ou patrimônio agindo dessa maneira.

3º Paradigma àFazer dinheiro.

Esse paradigma está ligado a possuir um próprio negócio.

Mesmo você gastando seu tempo e dinheiro na sua empresa (trabalhar nela), você também compra o tempo e o esforço de outras pessoas, essas pessoas geram mais dinheiro do que você gasta com elas. Quer dizer que o retorno financeiro gerado pela sua empresa é maior do que os gastos com os salários dos funcionários e as outras despesas.

Aqui é uma forma inteligente de lidar com o dinheiro.

4º Paradigma à Investir dinheiro.

Aqui poucas pessoas sabem como funciona, mesmo ouvido ou lendo um pouco sobre investimentos, as pessoas pensam que entendem, mas não colocam em prática. O funcionamento desse paradigma é assim:

  1. Você compra ativos;
  2. Esses ativos se valorizam, e várias vezes, geram uma renda mensal passiva;
  3. A pessoa não precisa gastar tempo e esforço com esses ativos.

Exemplos de ativos que geram uma renda passiva mensal:

Você pode escolher bem uma ação, essa ação se valoriza e ainda gera dividendos para você. Outro exemplo um imóvel que você coloca pra alugar e fica recebendo uma renda mensal passiva através desse imóvel.

Quando observamos uma pessoa que acumula riqueza, ela tem como objetivo financeiro comprar ativos que se valorizem e que gerem um renda mensal passiva.

Como vimos a responsabilidade é completamente sua de aprender como se comportar com relação ao dinheiro, ou seja, investir na sua educação financeira.

Com esse post quero contribuir para o seu conhecimento, se você tiver alguma dúvida deixe um comentário aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *