Você conhece as armadilhas bancárias? Fuja delas e proteja seu dinheiro

Você já caiu em alguma armadilha bancária?  Fuja delas e proteja seu dinheiro

Conheça as armadilhas bancárias que você deve evitar. Principais erros a serem evitados no relacionamento com os bancos.

No Brasil existe uma concorrência bancária grande, mas ao mesmo tempo uma grande concentração bancária. O mercado financeiro brasileiro está concentrado em 6 grandes conglomerados financeiros, e estes concorrem entre si pelos clientes.

Infelizmente essa grande concentração financeira deixa de fora pequenos bancos, cooperativas de crédito, gestores independentes de recursos e corretoras de valores, mas são desconhecidos do grande público e com excelentes oportunidades de investimento.

A maioria da população brasileira, enxerga apenas o número de agências e correspondentes bancários, mas essas instituições oferecem produtos financeiros com características medianas ou ruins.

Com o modelo adotado pelos bancos no atendimento e aliado a falta de educação financeira de uma enorme fatia da população, muitos produtos ofertados são verdadeiras armadilhas que precisam ser evitados.

Fuja dessas armadilhas:

  • Empréstimos oferecidos no caixa eletrônico: vamos ao seguinte exemplo, quando você vai ao caixa eletrônico no início do ano aparece a mensagem, “Não se preocupe com o IPVA, material escolar e IPTU, nós temos um crédito ESPECIAL para você!”. E o simples pagamento de uma conta ou o saque de dinheiro pode se transformar numa nova dívida com uma alta taxa de juros.
  • Ajudar o gerente à Os gerentes sempre gostam de usar o termo “bom relacionamento”, e em nome desse relacionamento você acaba tomando uma decisão ruim devido a uma péssima recomendação do gerente. Será que vale a pena você comprar algum produto financeiro, apenas para se sentir “especial” dentro da agência? Ou ajudar o gerente?

Eu acredito que você deve receber uma orientação correta quanto a melhor rentabilidade para o seu dinheiro, mas na grande maioria dos casos não é isso que acontece, pois os gerentes hoje são, na realidade, vendedores e precisam bater metas estipuladas pelo banco, onde o banco tem um melhor retorno e não você. Eu já escrevi sobre os segredos que o seu gerente bancário não conta.

  • Títulos de capitalização à Na verdade os títulos de capitalização são um sorteio, uma aposta e não um “investimento” como muita gente acha. Pois o grande apelo são os prêmios que são sorteados e ainda receber de volta todo o dinheiro “aplicado” no final do período. O rendimento do dinheiro é inferior ao da poupança, se você quer que o seu dinheiro renda existem outras aplicações seguras e com bons rendimentos.

 

Conclusão

Você como dono do seu dinheiro tem uma grande responsabilidade sobre como fazer ele multiplicar. Eu sei que o conhecimento dos gerentes bancários é superior ao seu e da grande maioria dos clientes, e para acabar com esse desnível cabe a você investir em educação financeira para poder tomar as melhores decisões e não cair nas armadilhas que as instituições montam para pegar o seu suado dinheirinho.

 

Muitas pessoas podem achar que eu sou contra as instituições financeiras e contra o trabalho dos gerentes, que os bancos são perigosos e apenas querem o nosso dinheiro, essa interpretação está errada.

 

A maneira correta de interpretar o meu artigo é entender que essas são as regras do jogo e é assim que o sistema funciona e que você precisa aprender muito mais sobre esse jogo e parar de reclamar.

 

Os bancos são muito importantes para o desenvolvimento do nosso país, agora você não pode acreditar que ele sabe o que é o melhor pra você. Você pode se tornar sócio do banco, comprando ações, ou participando de cooperativas de crédito, onde você recebe as sobras ( o lucro) e parte dos juros que você paga volta pra você.

 

Lembre-se que o seu futuro depende das decisões que você toma hoje, se quer continuar caindo em armadilhas a escolha é sua e você tem que arcar com as consequências. Mas se deseja mudar essa situação corra atrás da informação, hoje é muito fácil encontrar informações de qualidade e gratuitas. O que achou? Gostou? Compartilhe com seus amigos.

 

Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *