CUIDADOS AO USAR O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

É muito alto o número de aposentados e pensionistas do INSS e também de servidores públicos com empréstimo consignado, tem muita gente que tem mais de 2 empréstimos que são descontados no contra-cheque.

Ao realizar palestras ou cursos de educação financeira nas empresas, vejo em praticamente todas, como as pessoas usam de forma errada essa modalidade de crédito, o uso inadequado desse empréstimo leva a diminuição da produtividade, problemas de saúde e até demissão.

As empresas, tanto públicas como particulares, deveriam antes de oferecer essa modalidade de empréstimo esclarecer e orientar os funcionários como usar esse dinheiro.

Um grande número de pessoas, após contrair essa dívida, passa a entrar num ciclo vicioso de prestações intermináveis, tirando um empréstimo pra quitar o anterior.

O problema não é ter dívidas, mas não ter o TOTAL conhecimento da situação financeira. Com educação financeira essa situação fica controlada. Siga esses passos antes de tirar um empréstimo consignado:

  • Faça um exame da sua saúde financeira, anote diariamente (durante 30 dias) todos os seus gastos, separando-os por categoria, faça o seu mapa de consumo;
  • É bom lembrar que se o seu salário não está dando pra pagar as suas contas, depois de tirar um empréstimo consignado ele vai ser reduzido em até 30%. Vamos a um exemplo: Você recebe R$ 1.700,00 (e diz que não dá pra nada) retira um empréstimo e compromete 20%, ou seja, vai receber R$ 1.360,00.
  • Se realmente for necessário contrair essa dívida, adeque seu orçamento ao seu salário reduzido. Faça um orçamento após realizar o exame da sua saúde financeira.
  • É normal a gente escutar na TV: “pegue o crédito consignado para quitar o cheque especial e o cartão de crédito.”, mas se você não descobrir quais são as causas do seu endividamento, depois de um tempo, você vai dever novamente o cartão de crédito e o cheque especial, com uma dívida a mais que é o consignado.
  • Muitas pessoas ficam com o “nome sujo” por que usaram o seu nome para tirar um empréstimo para um amigo ou familiar e esse não pagou as prestações. Nunca faça isso, pois você vai destruir uma amizade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *