Segredos que seu gerente bancário não conta pra você!

Segredos que seu gerente bancário não conta pra você!

Muita gente, ainda pensa que o gerente do banco é o melhor conselheiro para investimentos e para o controle financeiro, mas isso não é verdade.

Existe um conflito de interesses, o banco quer mais lucro e o cliente quer maior rentabilidade e pagar taxas e juros menores.

Normalmente, o gerente tem mais conhecimentos do que os clientes, e por questões comerciais, os gerentes, não podem revelar tudo o que sabem. Dessa forma fica muito fácil bater meta sobre um cliente desavisado ou desinformado.

O gerente do banco sofre muita pressão pra bater metas, e isso pode influenciar o comportamento dele com o público, e como consequência onerar o bolso do correntista.

Veja a seguir alguns segredos que os funcionários dos bancos não contam aos correntistas:

1 – SOU UM VENDEDOR, MINHA PRIMEIRA FUNÇÃO É VENDER OS PRODUTOS DO BANCO.

O gerente de relacionamento se apresenta como um conselheiro financeiro, mas ele faz parte da equipe comercial do banco. Ele tem a função de fazer a venda de uma forma técnica. E isso faz toda a diferença pra você consumidor.

Portanto, nem sempre o gerente vai oferecer o melhor investimento e a melhor taxa pra você, isso vai depender da necessidade da instituição bancárias e das metas que ele tenha que bater naquele mês.

2 – VOCÊ NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE COMPRAR UM PRODUTO.

Uma prática comum em muitos bancos é a venda casada, para liberar um financiamento de um imóvel você é obrigado a ter uma conta com cartão de crédito, com débito automático na conta, um limite de cheque especial alto.

Outro exemplo é quando você faz um empréstimo, o banco adiciona a parcela do pagamento um seguro de vida para se proteger, pois a dívida é quitada sem que o banco precise recorrer ao patrimônio do falecido. Com isso ele tá gerando ônus ao consumidor e não avisa que o seguro é facultativo.

Tem vários exemplos de venda casada que os bancos costumam fazer de forma dissimulada.

3 – VOCÊ TEM DIREITO A UMA LISTA DE SERVIÇOS GRATUITOS

O banco central determina que os bancos têm que oferecer uma lista de serviços essenciais, e esses serviços são gratuitos.

Seguindo essa determinação, todo cliente tem direito a 4 saques gratuitos por mês em caixa eletrônico, ter um cartão de débito e ter 10 folhas de cheque todo mês, e ainda pode consultar extratos e saldos pela internet sem ter que pagar nada.

O IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) fez uma pesquisa, e nenhum banco ofereceu essa modalidade de conta.

4 – A POUPANÇA RENDE MAIS QUE O TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO.

Os bancos divulgam que o título de capitalização é um excelente negócio pois você concorre a prêmios todo mês e ainda recebe o seu dinheiro corrigido no final do período. Mas não é bem assim. Se você precisar resgatar o título antes do período contratado só vai poder tirar uma parte do dinheiro, e a rentabilidade é inferior a poupança.

 

Bom pessoal, não quero ser mal interpretado, dizendo que estou falando mal de funcionário do banco, até porque tenho muitos amigos que são gerentes. Mas o meu papel aqui é alertar as pessoas sobre como melhorar sua situação financeira.

 

2 Comentários

  1. Fernando

    Olá, bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre a Conta de Serviços Essenciais.
    Recentemente, minha gerente me chamou para recadastrar dados na agência; achei estranho que não pudesse fazer isso pelo site.
    Quando fui à agência, ela me informou que o banco nõa oferecia mais a Conta de Serviços Essenciais, e eu tinha que concordar com o pagamento da tal tarifa, que seria por sua vez convertida em créditos em algum telefone da Oi ou Vivo.

    Qual é a verdade em torno disso??
    A Conta de Serviços Essenciais realmente acabou??

  2. alvaro.perciano

    Oi! Bom dia!
    A conta de serviços essenciais continua em vigor, você pode olhar essa foto abaixo ou pra informações mais detalhadas acesse o link do banco central ou
    http://www.bcb.gov.br/?TARBANSERV

    Fora que a gerente também está infringindo o Código de Defesa do Consumidor art. 39 (venda casada).
    Sugiro que você imprima a página do link acima do banco central e também imprima o art. 30 do código de defesa do consumidor e leve pra conversar com sua gerente, pois você estará fundamentado e mostrará para ela que você conhece seus direitos.

    O link para o código de defesa do consumidor é esse : http://www.procon.sp.gov.br/pdf/C%C3%B3digo%20V2013%20-%20A4.pdf

    O grande problema é que os gerentes são vendedores e são pressionados para bater metas, e como eles contam com a ignorância da população fica fácil. Pois para o banco é melhor ele ter você pagando tarifas.

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