CONHECIMENTO FINANCEIRO É DIFERENTE DE COMPORTAMENTO FINANCEIRO!

inteligencia financeira

 

O resultado de um levantamento, que analisa o conhecimento, a atitude e o comportamento do brasileiro no que se refere às finanças pessoais e familiares, revelou que a nota do comportamento do brasileiro é 6, numa escala que vai de 0 a 10.

O conhecimento foi o item que recebeu a maior nota (7,5), depois veio a atitude (6,3) e em seguida o comportamento com nota (5,2), o que mostra que o brasileiro possui o conhecimento mas não coloca esse conhecimento totalmente em prática.

Esse novo indicador da Serasa Experian, mostra que o subíndice comportamento apresenta a menor nota, por que o brasileiro gasta mais do que ganha, não poupa e não planeja o futuro. O crédito é novo no Brasil, muitas famílias estão muito endividadas.

De acordo com esse indicador, não importa se o individuo ganha até um salário mínimo ou se ganha mais de 10 salários mínimos. As pessoas que ganham 1 salário mínimo foram avaliadas com nota 5. E as que ganham mais de 10 salários mínimos com nota 5,1. Praticamente iguais.

Entretanto, o subíndice conhecimento vai aumentando com a renda. Na faixa superior a 10 salários mínimos a nota é (6,5) e para aqueles que ganham até 1 salário mínimo a nota é 5,9.

Portanto nós precisamos colocar o conhecimento em prática, as pessoas precisam mudar o seu comportamento para ter uma vida financeira saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *