A inflação está corroendo seu salário?
Os preços estão subindo muito??? Veja este roteiro para sobreviver na inflação. Algumas mudanças nos hábitos podem ajudar durante esse ano de 2015. Pratique esses novos hábitos.
Se você tem menos de 30 anos, pode ser que nem se lembre ou que não tenha vivido a época da hiperinflação dos anos 80 até 1994. Mas se você tem uma idade superior a 30 anos pode está sentindo medo de que aquela situação onde a inflação chegou a atingir 500% ano retorne. Mas tenha calma, ainda estamos muuuiiito distantes dessa situação.
O IPCA, dos últimos 12 meses, acumulou alta de 7,7%, a mais alta taxa de inflação desde maio de 2005, quando esse índice foi de 8,05%. Essa alta taxa do IPCA tem deixado várias pessoas com medo, e algumas me escreveram perguntando o que fazer para enfrentar esse tempo turbulento, onde o salário está desvalorizado. Então aqui estão as dicas que montei para você.
Cheque os preços
Se você é aquele tipo de pessoa que não olha o preço dos itens que coloca no carrinho do supermercado, o preço do quilo do lugar onde você almoça, o valor do lanche ou do cafezinho que você toma…a partir de hoje comece a verificar esses preços, desenvolva esse hábito.
Reduza os desperdícios
Todos já devem está cansados de ouvir isso, mas não custa nada lembrar, pois evitar desperdícios na conta de energia, nos alimentos etc. podem fazer uma diferença grande.
Retirar da tomada os aparelhos em stand by quando você for dormir ou sair de casa, trocar a sua geladeira antiga ou o chuveiro elétrico por um modelo mais econômico vão fazer diferença na sua conta de energia.
Calibrar os pneus do carro toda semana seguindo a orientação do fabricante vai fazer o seu carro consumir menos.
Corte as gorduras
Como você deve saber, fazendo uma comparação com a nutrição, existem gorduras do bem e gorduras do mal, na nossa saúde financeira é a mesma coisa, a grande diferença é que quem pode identificar se a gordura é do bem ou do mal é você, enquanto na área nutricional os nutricionistas já dizem quais são as gorduras ruins que devem ser evitadas.
Então na sua vida financeira quem vai identificar o que é gordura ruim e que pode ser cortada é você, pois a gordura que pode ser boa pra você pode ser ruim pra mim em se tratando de finanças pessoais.
Pra não prejudicar a sua qualidade de vida analise o que é muito importante pra você. Se esse item for caro e tiver um peso grande no seu orçamento reduza, mas se não for fundamental corte por completo da sua planilha. Mas tenha cuidado ao cortar itens por causa da inflação, não seja muito radical, não restrinja tudo, pois ao fazer isso você irá se desestimular a seguir em frente. Descubra seus objetivos e use esse momento de dificuldade como aprendizado.
Eleve sua renda
Sei que essa parte pode parecer difícil ou impossível para algumas pessoas, mas você precisa ter sua mente aberta a novas experiências e aprendizados. Pedir um aumento de salário ao chefe é uma opção, mas você vai precisar ter argumentos bem fundamentados, pois as mesmas dificuldades que você tem enfrentado a empresa também está enfrentando.
Converse com seus amigos, pesquise na internet novas formas de ganhar dinheiro, quebre os preconceitos, você pode fazer algum bico nos dias de folga, usar seus conhecimentos para prestar consultoria, realizar palestras, vender ovos de páscoa…
Existem várias opções, saia do marasmo e procure o que se identifica com você.
Estude sobre educação financeira e proteja o seu patrimônio
Caso você já tenha o hábito de poupar (guardar dinheiro) todos os meses ou se já tem uma reserva financeira, eu aconselho que você cuide muito bem desse seu patrimônio.
Recomendo que você estude, leia e assista a vídeos de qualidade aqui no meu site ou em alguns outros sites de notícias, livros, cursos on-line, palestras etc.
É muito importante que você se informe sobre a situação do país e sobre investimentos que protejam seu patrimônio contra a inflação, não confie apenas nas orientações do seu gerente bancário. Hoje existe muita informação de qualidade na internet é só querer estudar e sair da zona de conforto.
Gostou desse post? Curta essa link e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.