Você já parou pra se perguntar por que muita gente ganha na loteria, ou recebe uma herança gorda e consegue perder tudo? Ou mesmo por que muitos aposentados chegam ao final da sua vida produtiva e quando percebem não conseguiram ter uma renda digna ou construir um patrimônio para permitir seguir a sua vida sem a necessidade de trabalhar ou trabalhar apenas por lazer sem obrigação? Ou mesmo, quando vem a falecer só deixa dívidas pros herdeiros e problemas?
O motivo disso são os 4 cavaleiros da pobreza, eles são:
1 – Psicologia do consumo;
2 – Evolução genética e cultural;
3 – Influência familiar;
4 – Hábitos negativos.
Vamos abordar o 1º cavaleiro a psicologia do consumo. As grandes empresas apoiam o uso do marketing para aumentar o consumo, associando emoções de felicidade, aceitação, amor ou outros desejos aos seus produtos.
Nós associamos o ato de fazer compra com carinho, bem estar e lazer. Quantas vezes nós entramos na loja sem saber o que comprar? Ou mesmo queremos um carro maior e mais potente para termos a sensação de poder?
As empresas sabem que o dinheiro está ligado a parte emocional e não a razão. Se o dinheiro estivesse ligado a razão era muito fácil, pois todo mundo sabe que não se pode gastar mais do que ganha, e uma boa parte da população gasta mais do que seus rendimentos. Por que isso acontece?
Por que dinheiro é emoção e as empresas usam a psicologia do consumo pra fazer a gente gastar mais. As lojas despertam nossos desejos.
O que você acha? Compartilhe sua opinião. Deixe um comentário.
Continuo a falar sobre os outros cavaleiros em outro post.
Link permanente
Boa noite,
Muito bom.