Qual é o segredo do sucesso financeiro? Nenhum!
O grande mistério do sucesso financeiro não é segredo. A solução é o seu estilo de vida, é você gastar menos do que ganha.
Oi! Tudo bom? Feliz ano novo! Como andam as suas determinações para o novo ano? Você anotou tudo o que deseja? Ou já começou a abandonar algumas promessas para esse ano que se inicia?
Estamos no início de 2016 e algumas pessoas sempre me perguntam qual o segredo para o sucesso financeiro, e eu respondo que não existe segredo, pois todos sabem a fórmula, que é de uma maneira bem simples, gaste menos do que ganha e faça um planejamento financeiro.
Também posso citar outros ingredientes para o sucesso: esforço, resistência à frustração, disciplina e persistência. Estão entre os itens principais para você alcançar o sucesso nos objetivos que foram traçados por você.
Mas a regra de ouro para o sucesso financeiro é: “não é quanto se ganha, mas quanto se gasta!”. Sempre vejo as pessoas querendo ganhar mais dinheiro (isso é bom e justo), mas não investem nem tempo ou dinheiro para aprenderem a administrar suas despesas. Eu vejo gente sonhando com aquilo que não tem (o emprego dos sonhos) e esquecem aquilo que já possui (o atual emprego e salário).
Muitas pessoas pensam que “ganhar mais é sempre melhor” e esse raciocínio leva para um ciclo vicioso, pois não importa qual alto seja o salário ou a renda, essas pessoas sempre irão inventar formas de “queimar” tudo e sempre vão continuar buscando ganhar mais dinheiro.
As pessoas que têm sucesso financeiro são atentas com as despesas, elas realizam um exame financeiro uma vez ao ano. E quando essas pessoas bem sucedidas conquistam um aumento na renda, a diferença serve para aumentar seus investimentos e não para um padrão de vida mais luxuoso. O ato de consumir sempre vem depois de consolidar os investimentos e patrimônio, nunca antes. Ganhe, poupe primeiro, invista e só depois gaste.
Você pode querer me dizer: “Alvaro, eu tenho que viver o presente, tenho que gastar! E se eu morrer amanhã?”. Claro que temos que viver o presente, mas é preciso, também, pensar no futuro, pois atualmente as pessoas estão vivendo mais tempo e com mais qualidade de vida. E a pergunta que eu costumo devolver para quem acha que vai morrer amanhã é: “E se você tiver o ‘azar’ de viver 90 ou 100 anos e gastou tudo agora?”.
Sobre esse tema de aproveitar a vida ou acumular dinheiro, eu escrevi a respeito, clique aqui! Sempre escuto perguntas e reclamações de pessoas que são gastadoras e não conseguem entender como alguns amigos atingem o sucesso financeiro e conseguem acumular algum patrimônio.
Se você quiser atingir o sucesso financeiro, deixar as dívidas, é preciso possuir disciplina, fazer um orçamento real, detalhado e escrito (a maioria das pessoas só possui uma noção do que gasta e só lembra das contas grandes) e poupar todo mês para seus objetivos e fazer investimentos regularmente.
Você pode me dizer: “Mas Álvaro, não sobra nada para eu poupar ou investir!”. O problema é esse, você não deve poupar ou investir “se sobrar”, os investimentos ou a poupança precisam virar uma “despesa” no seu orçamento.
“A faculdade dos filhos”, “a viagem para a Disney”, “a aposentadoria” precisam está juntas com a conta de luz, condomínio, escola, combustível…
Poupar e investir são fundamentais, mesmo que seja uma quantidade pequena mensalmente, não subestime o poder da disciplina, dos juros compostos e do tempo. Quanto mais cedo começar e se poupar mensalmente, melhores serão seus resultados.
Quer possuir um bom patrimônio, atingir o sucesso financeiro? Gaste menos e poupe mais! “Custo é como unha, tem que cortar sempre!”, disse Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares!