Como enfrentar a crise em 2015? A solução é organizar suas finanças!
O final do ano de 2014 e o começo de 2015 não tem sido de boas notícias para os brasileiros.
Estamos enfrentando aumento da gasolina, da tarifa de energia elétrica, das passagens dos transportes urbanos. A inflação oficial de 2014 ficou em 6,5% e com perspectiva de ficar no mesmo patamar ou mais alta. Segundo a economista chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Marcela Kawauti, a inadimplência deve fechar em 2015 com alta de 3%, um patamar próximo ao de 2014 que foi de 3,45%.
O aumento do consumo e da inadimplência
De 2010 até 2012 todos comemoravam o aumento do consumo das classes C, D e E. Elas eram as meninas do olhos do comércio e da indústria. O próprio Governo Federal estimulou o consumo ao usar os bancos oficiais para reduzir os juros e mostrar que a população podia comprar cada vez mais.
Sempre tive um pé atrás com relação a esse estímulo ao consumo promovido pelo Governo. É óbvio que comprar e a realização de sonhos não podem ser esquecidos, mas quase nada se falou na importância de guardar dinheiro (poupar) e construir patrimônio, algo muito importante para o futuro, com melhores oportunidades de consumo adiante, com consciência e inteligência.
O resultado desse aumento do consumo apareceu com o aumento da inadimplência, a cada ano o número de pessoas inadimplentes vem crescendo no Brasil, é só acompanhar as pesquisas divulgadas a cada final de ano.
Quero alertá-lo que a inadimplência pode leva-lo a um grande perigo, que é arcar com as altas taxas de juros praticadas no Brasil. Quero que vocês entendam que crédito fácil não é sinônimo de crédito barato. Um exemplo de crédito fácil e caro é o cheque especial cuja taxa está em 200,6% ao ano a maior desde 1999.
Cartão de crédito um aliado ou um inimigo?
O famoso cartão de crédito pode ser de grande valia na educação financeira ou um grande vilão para os desavisados. Quem sabe utilizá-lo de maneira correta, respeitando os limites do padrão de vida, consegue desfrutar dos benefícios como um melhor controle das despesas. Mas quem o utiliza de maneira inadequada e gasta mais do que pode, irá ficar atolado em dívidas, pois os juros do cartão de crédito podem atingir 258,26% ao ano, e consequentemente, levar o consumidor à inadimplência.
A grande preocupação com o cartão de crédito se justifica pela sua fácil utilização. Se você tem problemas para resistir aos apelos de consumo, aconselho que deixe o cartão de crédito em casa, deixando para utilizá-lo em casos de extrema necessidade.
O que fazer para evitar a inadimplência?
Todas as pessoas ou países, passam por fases boas ou ruins, o segredo para enfrentar a crise financeira é o planejamento financeiro, é ter uma reserva de emergência para situações de desemprego, doença, acidentes etc.
Mas o principal problema é que poucas pessoas possuem educação financeira, pouquíssimas escolas abordam esse tema e as faculdades, apenas, nos ensinam uma profissão e não como organizar as nossas finanças.
Para organizar suas finanças para enfrentar esse ano de 2015, você vai precisar fazer:
- Uma faxina financeira, clique aqui para saber como fazer isso.
- Faça um orçamento financeiro mensal e siga-o.
- No seu orçamento priorize os seus objetivos, ou seja, retire o valor para realizar seus sonhos
Quero que você reflita, viver amarrado em dívidas, sofrendo e com falta de esperança não é horrível? Pense bem em investir tempo e/ou dinheiro na sua educação financeira, aqui no meu blog você encontra vários artigos que irão lhe orientar em como organizar suas finanças.
A inadimplência é um grande perigo. Na medida que ela vai aumentando, maiores são os perigos para a economia do país. Pois se as pessoas param de pagar suas contas, a empresa também vai parar de contratar, a indústria vai parar de vender etc. Como você pode ver o seu planejamento financeiro é mais importante do que você imagina, pois possui grandes desdobramentos e consequências.
Organizando suas finanças, você faz bem para o seu bolso, sua saúde, para a sociedade e para o País. Então planeje suas contas e precisando de ajuda entre em contato comigo. Abraço!