10 DICAS PARA NÃO CAIR NESSA ARMADILHA!
O uso do cartão de crédito no Brasil vem crescendo a cada dia. É uma ferramenta muito prática, útil e segura, pois nós não precisamos andar com dinheiro.
Mas o cartão de crédito pode se tornar uma arma contra a pessoa que o possui, se a mesma não souber utilizá-lo de forma correta. Vamos fazer uma comparação com o carro, para poder utilizar o carro nós precisamos adquirir conhecimentos teóricos e práticos para poder sair por aí dirigindo um veículo, se a pessoa não sabe utilizar o automóvel de forma correta ele irá se tornar uma arma, da mesma forma é com o cartão de crédito.
As pessoas não recebem nenhum treinamento de como usar o cartão de crédito, as instituições financeiras simplesmente empurram várias cartões na gente, oferecendo “vantagens” e com limites altos. Essas vantagens acabam se tornando verdadeiras armadilhas para quem não tem educação financeira, Vamos ver abaixo 10 dicas para fugir dessas armadilhas:
- Se tiver apenas um ganho mensal, tenha apenas um cartão de crédito. Caso ganhe semanalmente poderá ter até 3 cartões de crédito com vencimentos nos dias 10, 20 e 30.
- Evite compras parceladas – Cuidado com a falsa sensação de que está comprando sem gastar. Tudo que você comprar hoje será cobrado na próxima fatura.
- Tenha o limite ideal – O limite máximo do cartão deverá ser 50% do seu ganho mensal ou salário. Isso evitará gastar mais do que recebe.
- Nunca pague apenas o valor mínimo – Pague a fatura em dia e nunca o valor mínimo. Os juros do cartão de crédito são altos demais.
- Negocie as dívidas assim que o problema aparecer – Se você não puder pagar a fatura ou atrasar, entre em contato imediatamente com a operadora. Quanto mais tempo passar maior vai ser a sua dívida. Mas tenha cuidado com a negociação, peça uma simulação, pois pode ser melhor você pegar um empréstimo consignado.
- Nunca empreste ou peça emprestado o cartão de crédito – ao emprestar o cartão de crédito, você corre o risco de perder a amizade e ainda ficar com uma dívida que não é sua.
- Quebre o cartão quando notar que não consegue se controlar – se não controla as suas finanças, a saída é não ter cartão de crédito.
- Prefira sempre usar o cartão de débito – o crédito deve ser usado apenas quando necessário e em caso de urgência.
- Negocie com a operadora – negocie as taxas de anuidade com desconto ou com isenção, hoje muitas operadoras não cobram anuidade.
- Defina a data do vencimento para quando receber o seu salário – Garanta que tem dinheiro suficiente para pagamento da fatura no prazo correto.
Espero com essas dicas ajudar você a fugir das armadilhas do cartão de crédito. E você tem alguma dica boa? Se tiver coloque essa dica nos comentários.
Link permanente
FUJA DAS ARMADILHAS DO CARTÃO DE CRÉDITO!: 10 DICAS PARA NÃO CAIR NESSA ARMADILHA!
O uso do cartão de… http://t.co/bQtXpabkBK
Link permanente
Marcia Stefany liked this on Facebook.
Link permanente
Arthur Paula liked this on Facebook.
Link permanente
Cristiane Perfidio liked this on Facebook.