Você costuma desistir dos seus objetivos? Crie o hábito de atingir metas!
Você deve conhecer muitas pessoas (quem sabe ser uma delas) que não conseguem levar até o final o seu objetivo, seja esse objetivo financeiro ou emagrecer, por exemplo.
Uma grande parcela da população deixa pelo caminho a meta e retorna à estaca zero ou muda o foco para outra direção.
O que realmente importa é que você identifique a relevância do seu objetivo, e se ele é realmente valioso para você.
Será que vale a pena dedicar-se a ele?
É necessário lembrar que a vida é feita de escolhas. Quando você precisou de uma nota muito boa na escola para passar de ano foi necessário abrir mão de alguma diversão para estudar. Ou quando você optou por passar no vestibular também precisou escolher se dedicar aos estudos e abrir mão ou diminuir ida às festas, praia…
Por isso que é necessário saber se o objetivo que você escolheu é realmente importante para você.
Se você tiver dificuldade para atingir um objetivo grande, comece criando objetivos menores, simples. Dessa maneira você cria o hábito de atingir suas metas e vai aumentando gradativamente cada um deles.
Metodologia para definir objetivos
Existem diversas metodologia para estabelecer objetivos, como exemplo posso citar a GROW e a SMART. Aqui vou usar a SMART. SMART é um acróstico para os termos em inglês:
Em português seria específico, mensurável, alcançável, relevante e baseada no tempo.
1 – (S) específico:
Seu objetivo deve mostrar o que realmente você deseja. Por exemplo, ao invés de dizer assim: “quero juntar dinheiro!” Você deve escrever dessa maneira: “Quero acumular R$ 10.000,00”
2 – (M) mensurável:
É de extrema importância poder medir a nossa meta, uma vez que só é possível controlar o que conseguimos medir, ou seja, nada de metas que não se possa criar um indicador para acompanha-la. Já imaginou uma partida de vôlei sem conseguir medir os pontos? É muito desmotivador.
Você já pode ter dito isso: “vou reduzir as despesas!” Mas isso é uma meta que não posso medir, o ideal é dizer: “Vou reduzir as despesas em 15%!”
Lembre-se, uma meta que não é mensurável nunca será alcançada.
3 – (A) alcançável:
Não escolha uma meta muito difícil ou muito fácil, evite os extremos.
Não adianta você ter uma meta muito alta e nunca conseguir alcança-la, isso irá desmotivar você. Ou ter uma meta muito fácil que não irá exigir nenhum esforço seu, que trará uma falsa sensação de dever cumprido.
4 – (R) relevante:
Seus objetivos devem ser relevantes com o cenário atual. Tem que ser algo que represente um desafio, que vale a pena colocar sua energia nele.
O futuro sempre trás muitos desafios, mas é preciso que você escolha qual desafio vai superar. Se você não tem satisfação em superar sua meta, é porque você não possui meta nenhuma.
5 – (T) temporal:
Toda meta precisa ter um prazo definido para ser realizada. Esse é o item onde muita gente falha, e é um item simples de ser feito. É preciso ter prazo inicial e final para evitar distrações. Exemplo: vou começar a frequentar a academia dia 16/04/2015 e irei fazer avaliações bimestrais como: medidas, peso e exames físicos.
Conclusão
Agora você já sabe como definir suas metas e objetivos, então comece, planeje e avance em seus objetivos. Desenvolva o hábito de atingir metas e sempre finalize o processo. Vá até o fim.
- Qual meta você vai estabelecer agora e iniciar o trabalho?
- Planejar a sua aposentadoria?
- Iniciar uma atividade física?
Desejo sucesso e para receber novidades sobre coaching financeiro assine a lista VIP.
Abraço!