Você já deve ter escutado várias estórias de compra por impulso. Essa situação de comprar por impulso é muito comum, pois existem especialistas no comportamento do consumidor. E provavelmente você já esteve em situações de compra por impulso, se não notou foi por falta de atenção sua.
Algumas estórias parecem que são mentiras, mas são reais como a situação de um médico que saiu de casa para comprar o almoço e voltou com uma televisão ou de um homem que no engarrafamento, no caminho da praia, acabou comprando um apartamento.
Esses casos podem parecer absurdos, mas você pode acrescentar a pessoa que compra cigarros ou também o indivíduo que consome drogas ilícitas que geram danos à saúde. Esses exemplos recém citados são exemplos de uma compra racional?
O neuromarketing
As campanhas publicitárias para a venda serviços ou produtos usam técnicas resultantes de estudos sobre o funcionamento da mente humana. O nome dessa ciência é a fusão da neurociência e do marketing, resultando no neuromarketing.
Os estudos mostram que você, eu e todas as outras pessoas tomam a decisão de comprar através da emoção. As decisões de compra acontecem no subconsciente humano. O neuromarketing ataca o inconsciente do consumidor com emoções fortes, experiências positivas e memórias que criem associações com os produtos ou serviços que pretendem vender.
Agora junte isso aos gatilhos mentais como a aprovação social (se você não tiver comprado determinado produto não será bem visto pela sociedade) e escassez (se você não comprar esse produto ou serviço até hoje, jamais terá outra chance). Você entendeu como funciona?
Apresente tudo isso numa bela redação publicitária que deve ser apresentada através de um texto ou de um vídeo (melhor ainda quando se usa as duas formas). Pronto, você, eu e todas as outras pessoas vão comprar e depois vamos nos arrepender de um consumo mal planejado ou precipitado.
Educação Financeira
Quando você não tem educação financeira se torna uma presa fácil às evoluções do neuromarketing, que com o passar do tempo busca melhores formas de promover seus produtos ou serviços, que tem por finalidade levar você e a toda a população ao consumo.
Muitas pessoas quando gastam mais do que podiam ou quando compram algo que não precisavam, tentam justificar essa compra (bobagem). E só restam dois caminhos: esconder (fuga, atalho) ou assumir a responsabilidade pela bobagem.
Conclusão
Quero deixar claro que não existe nada de errado com o marketing ou neuromarketing, são apenas ferramentas ou técnicas que são usadas no campo de batalha que é a nossa mente. E você é o dono da sua mente, ou seja, o dono do campo de batalha, então o único responsável pelo resultado dessa luta é você. E o caminho para ser o vencedor é estudar, investir em educação financeira.
Você precisa ter a vontade de aprender. Invista no seu desenvolvimento pessoal. Agora no dia 16/04/2016 em Maceió, será realizado um workshop, presencial, de educação financeira, faça sua pré-inscrição clicando aqui.