Para organizar suas finanças é necessário entender por que compramos algo que não precisamos, por que isso acontece?
Atualmente ouvimos bastante sobre consumo consciente, que muita gente está endividada por consumir produtos ou serviços em excesso. Mas o nosso comportamento, enquanto consumidores, é motivo de estudo de diversas empresas, e elas sabem quais os fatores que movem o consumidor, e pra gente se defender desse ataque precisamos entender quais são esses fatores.
Esses fatores são:
- Fatores culturais;
- Fatores sociais;
- Fatores psicológicos;
- Fatores pessoais.
– FATORES CULTURAIS à Desde quando somos crianças sofremos influência profunda da sociedade em que vivemos. A cultura é um centro complexo de valores e crenças pela sociedade, passada na família de geração em geração e reforçada pela escola e pela igreja. A influência cultural é a mais básica e determinante do comportamento humano. Muitos hábitos de consumo fazem parte da cultura de uma sociedade.
O que vestimos, bebemos, comemos, a música que escutamos, tudo isso depende em grande parte da nossa cultura. Exemplo: os judeus comem peixe mas não comem porco. Os indianos comem porco, mas não comem carne de vaca.
– FATORES SOCIAIS à Tudo o que ouvimos sobre o ser humano, desde a pré-história, é que ele sempre viveu associado com outros indivíduos de sua espécie. No fator social podemos subdividi-lo em:
- a) grupos de referência: são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor. Exemplo: se você convive com um grupo que pratica corrida de rua, seus hábitos alimentares são mais saudáveis do que pessoas que convivem com outras que apenas gostam de comer e beber.
- b) família: os membros da família constituem o grupo primário de referência de maior influência e orientação.
- c) papéis e fatores sociais: de acordo com a posição social que o individuo ocupa, isso irá influenciar os lugares que ele vai frequentar, o bairro que ele vai residir.
– FATORES PSICOLÓGICOS à durante muito tempo várias escolas do pensamento estudaram o comportamento do consumidor, e desenvolveram várias teorias que buscaram explicar os processos internos do comportamento do consumidor.
Todas as teorias consideram que o ato de comprar tem como partida a motivação para atender uma necessidade, que por sua vez desperta um desejo, o qual será atendido de forma específica, determinada pelas preferências, que estão diretamente relacionadas ao auto-conceito. Indo de encontro à motivação aparecem os freios, decorrentes da ideia de risco relacionada com a compra. Nesse conflito de forças, entre motivação e freio, irá interferir a personalidade do cliente, que junto com a percepção que o individuo tem dos produtos, criada pela comunicação, provocará sentimentos negativos ou positivos, levando a compra ou não do produto.
– FATORES PESSOAIS à As decisões de consumo também são influenciadas por diversos fatores pessoais, como: idade e estágio no ciclo de vida, circunstâncias econômicas, ocupação, auto-imagem, personalidade, valores e estilo de vida.
Muitos desses fatores influenciam a tomada de decisão na hora da compra, portanto os profissionais de marketing juntamente com profissionais de diversas áreas atuam usando esses fatores para influenciar a sua decisão de consumir. Os indivíduos compram vários produtos e serviços durante a vida.
O gosto no que diz respeito a roupas, móveis e lazer se relacionam com a idade. Os adultos vivenciam transformações ao logo da vida.
Você sabia que 85% das nossas decisões são tomadas na zona inconsciente do cérebro?
Diversas pesquisas indicam que uma pessoa consegue lembrar em média 2,21 comerciais dentre os que assistiu durante toda a vida. E que em 95% dos casos os produtos estão fora do contexto.
Quando o consumidor percebe a intenção de venda ele reage com rejeição. A mensagem indireta é sempre mais sedutora; os consumidores sentem que tomaram a decisão sozinhos, sem obedecer a ninguém.
Como podemos perceber, nós consumidores, somos fruto de estudos por parte das empresas, pra gente cada vez consumir mais. Somos levados a comprar através do desejo, dos sonhos e não por necessidade como era feito antigamente.
Pra evitar a compra por impulso ou por desejo de produtos, que muitas vezes não vamos usar, é importante conhecer esses fatores que nos levam a consumir exageradamente. E uma maneira de evitar esse consumo desnecessário é você possuir um planejamento financeiro e antes de comprar respirar fundo e pensar nos seus planos, no produto que você deseja adquirir, assim você irá resistir a “tentação” da compra, dizer não ao vendedor e não ficar endividado.