Ajuste fiscal! Você já fez o seu?
Uma expressão que anda sendo muito falada é “ajuste fiscal”, você já realizou o seu? Ou você possui um orçamento deficitário igual ao orçamento do governo federal? O governo brasileiro fez algo que não tem sustentação, criou um orçamento para 2016 onde vai gastar mais do que o que arrecada. Todos nós sabemos que isso é insustentável.
O governo era para arrecadar mais e gastar menos. E poupar a diferença para pagar os juros da dívida.
Se você conseguir gastar menos do que ganha e investir essa diferença o seu futuro estará garantido. (O governo federal não vem fazendo isso)
O nosso governo esse ano gastou mais do que arrecadou e no próximo ano já colocou isso no papel, vai gastar mais do que ganha. Apesar de todos os problemas que estamos enfrentando como: juros altos, inflação alta, desemprego e recessão econômica; essa situação deve nos levar a fazer uma análise.
Atualmente vemos as pessoas falando em mudar o país, isso é ótimo. Mas com relação a sua vida, você tem pensado em melhorá-la? Em mudar sua situação financeira para melhor?
Não é apenas os governos federal, estadual e municipal que precisam fazer ajustes fiscais, as pessoas também necessitam. Se você quer um futuro financeiro tranquilo e próspero deve fazer imediatamente o seu ajuste fiscal. Não existe uma fórmula mágica para o sucesso financeiro, mas com certeza existe uma fórmula mágica para o fracasso financeiro, gastar mais do que ganha.
No dia a dia das empresas, países ou pessoas, em se tratando de finanças as coisas são simples: se seus gastos são maiores que suas receitas, vai ser preciso recorrer ao endividamento para fechar as contas.
Existe um ciclo vicioso: quem se endivida paga juros e quem paga juros tem cada vez menos dinheiro para arcar com suas despesas.
Mas também existe um ciclo virtuoso, quem gasta menos do que ganha tem dinheiro sobrando, e quem poupa tem condições de investir. Quem investe recebe juros pelo dinheiro aplicado e dessa forma sempre terá mais dinheiro disponível.
Então fazer o “ajuste fiscal” é reduzir ou cortar as despesas desnecessárias, mas não para fazer a conta fechar no final do mês. Mas para você ter dinheiro suficiente para investir para o seu futuro.
O futuro é incerto mas ele chega! Então se você deseja atingir os seus objetivos de médio e longo prazo é preciso agir agora, no curto prazo, para poder realizar seus sonhos. Evite ficar se lamentando no futuro sobre o que deveria ter feito quando era mais novo e não fez. Comece a agir agora e garanta um futuro tranquilo para você e sua família.
Sugiro a leitura: http://alvaroperciano.com.br/objetivo-financeiro-e-sonho/
Eu espero que o governo consiga fazer o ajuste fiscal necessário e acabe com esse orçamento com déficit. Mas se o governo não fizer a parte dele é muito importante que você faça a sua e promova o seu ajuste fiscal.