Acumular dinheiro ou aproveitar a vida?
Essa pergunta causa muita polêmica e debates entre as pessoas. Podemos ler várias opiniões em artigos de jornais ou revistas e também em blogs da internet.
Muitas pessoas falam que ninguém leva dinheiro ou qualquer outro bem depois que morre, e isso é verdade. Mas é perfeitamente possível escolher as duas alternativas.
Resolvi escrever sobre esse assunto porque em algumas palestras ou cursos algumas pessoas me perguntam: “por que juntar dinheiro se eu posso morrer amanhã?”; eu costumo devolver, antes de explicar melhor, com a seguinte pergunta: “E se você tiver o ‘azar’ de viver até 90 ou 100 anos como vai ser sua velhice?”.
Você quer viver o presente e ser pobre no futuro?
Outro motivo pra escrever esse artigo foi depois que li um texto, que de forma resumida fala o seguinte: a sua vida é feita de escolhas, e que entre viver o presente e viver o futuro é melhor viver o presente e ser pobre no futuro.
Eu discordo que exista, apenas, essas escolhas. Por que temos que optar viver EXCLUSIVAMENTE agora ou o futuro? Quando temos objetivos bem definidos e possuímos disciplina, podemos ter vários luxos.
Você pode viver o presente e ter um futuro confortável, para isso é preciso:
- Planejamento;
- Disciplina;
- Equilíbrio.
A minha conclusão, e de diversas outras pessoas que estudam sobre educação financeira, é que para viver bem no presente e no futuro você precisa possuir um planejamento financeiro bem elaborado, disciplina para segui-lo e bom senso para equilibrar os desejos do presente com as necessidades do futuro.
Eu acredito que é errado você ter que escolher entre acumular riqueza ou viver o presente. É perfeitamente possível viver bem o momento atual e melhor ainda no futuro, e isso pode ser provado através da matemática.
Li uma frase de Max Gehringer: “Não eduque seu filho para ser rico. Eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o valor das coisas e não o seu preço.”. Excelente frase, concordo com ela, mas discordo do contexto em que ela foi colocada. Você pode ler nesse link: http://pensador.uol.com.br/autor/max_gehringer/.
As pessoas, que são educadas financeiramente, sabem que é perfeitamente possível aproveitar a vida e acumular dinheiro.
Escolha aproveitar a vida e acumular dinheiro
Muita gente perde tempo em argumentar que é impossível desfrutar da vida e juntar dinheiro. Vá atrás de educação financeira, estude e ponha em prática os conhecimentos e verá que é perfeitamente possível desfrutar da vida e ter dinheiro.
Ser rico tem vários significados, o que eu acho mais apropriado é possuir liberdade e independência financeira com qualidade de vida.
Como falei no início desse texto muitas pessoas pensam em gastar tudo agora, pois podem morrer amanhã. Essa gente está contando com a morte e não com uma vida longa. Já imaginou se essa pessoa chegar aos 65 anos pobre e cheia de dívidas e viver até os 85 anos? Como será o seu fim de vida? Eu prefiro fazer meus investimentos para minha aposentadoria e contar que irei ter uma vida longa para desfrutá-la.
Respeito todas as opiniões contrárias que li e ouvi, principalmente a de Max Gehringer, mas discordo completamente com relação ao assunto que foi discutido aqui. Como falei durante o texto, é perfeitamente possível aproveitar o momento presente e juntar dinheiro. E afirmações como a dele (Max Gehringer) só demonstram a falta de educação financeira em nossa sociedade.
Por conta dessas afirmações e de outras tantas que ouvimos e lemos diariamente, que me preocupa em orientar e escrever sobre a importância da educação financeira e conto com o apoio de vocês para compartilhar o meu trabalho e comentar também, tanto discordando como concordando.
Abraço
Alvaro Perciano