A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A MELHORA NO DESEMPENHO NO TRABALHO
A educação financeira vem ganhando importância há pouco tempo, principalmente agora com a alta da inflação, tanto do aspecto profissional ou pessoal. Por isso algumas pessoas e empresas entenderam que os problemas financeiros podem interferir no desempenho profissional. Isso acontecendo só vai piorar a situação.
Quando o profissional (trabalhador) se encontra endividado ou inadimplente a sua motivação, com certeza, se encontra comprometida. E esse problema é bastante comum, pois uma parcela muito grande da população não foi educada financeiramente. (lembrando que educação financeira é diferente de matemática financeira, educação financeira está relacionada com os hábitos; e matemática financeira é o conhecimento sobre juros, amortização etc.).
Para melhorar a saúde financeira é preciso buscar conhecimento, informação, para mudar os hábitos e as atitudes com relação aos recursos financeiros.
Existem diversos cursos, palestras e livros sobre esse assunto, que ajudam as pessoas a entenderem a situação.
Algumas empresas oferecem cursos e consultoria financeira para seus funcionários, pois sabem que a melhora da saúde financeira está relacionada com o aumento da produtividade. Mas ainda são poucas as empresas que despertaram para essa realidade (das empresas oferecerem cursos de educação financeira).
Nas minhas palestras ou cursos, sempre digo para as pessoas que não adianta colocar a culpa no sistema, no cartão de crédito, nos bancos, no salário baixo, em algum “imprevisto” etc. Pois o responsável pela sua situação financeira é você, e não adianta ficar reclamando, pois reclamar não vai mudar a situação, você tem que fazer algo pra mudar sua situação de endividamento. Então pare durante um tempo para analisar seu orçamento, anote seus gastos por categoria e veja onde estão os excessos.
É preciso viver no padrão de vida que seus rendimentos permitem, parar de querer competir com familiares e amigos. Pois viver fora da sua realidade financeira só vai lhe trazer problemas, que podem se refletir na sua saúde física e em outras áreas da sua vida.
Os trabalhadores precisam começar a planejar a sua aposentadoria no inicio da sua vida profissional, pois as regras do jogo estão claras, quando as pessoas se aposentam recebem menos do que quando estavam na ativa. E isso é uma realidade que já está atingindo, também, o serviço público, pois em 2013, quem ingressou no serviço público federal vai se aposentar com o teto do INSS, mesmo que ganhe um salário superior.
Já tem vários projetos de lei para obrigar a implantação de educação financeira nas escolas, mas algumas escolas já saíram na frente e implantaram antes de ter uma lei que as obrigue a fazer isso. Também já temos empresas oferecendo cursos e palestras para seus colaboradores.
É só querer mudar e procurar ajuda, se necessário, para melhorar sua saúde financeira, e você poderá dormir mais tranquilo e sua vida se tornará melhor com a realização de seus objetivos.
Link permanente
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A MELHORA NO DESEMPENHO NO TRABALHO:
A educação financeira vem ganhando importância… http://t.co/hBEqAopxCF
Link permanente
Patricia Nunes Perciano liked this on Facebook.
Link permanente
Mariane Santos liked this on Facebook.
Link permanente
Rodrigo França Corrêa Takahashi liked this on Facebook.
Link permanente
Alvaro Perciano – Educador Financeiro liked this on Facebook.