O dia 12 de outubro se aproxima, e é muito bom ver o sorriso no rosto dos pequenos quando recebem os presentes, principalmente quando ganham algo que tanto queriam. A empolgação de ver a felicidade das crianças pode levar os adultos a realizar compras por impulso, gastando o dinheiro que não tem.
É preciso entender, que mesmo querendo realizar o sonho do pequeno de ganhar um brinquedo ou jogo novo, é necessário respeitar o seu padrão de vida, pois você pode comprometer durante meses o seu orçamento com uma única data. Lembrando que daqui a 3 meses começam as matrículas escolares.
Primeiro converse com as crianças para saber quais presentes elas querem e quanto custam, para decidirem qual tem o preço que cabe no seu bolso. É muito importante essa reunião com as crianças, pois elas vão entender que nem sempre poderão ter tudo o que querem e que o dinheiro tem valor e que é preciso respeitar esse limite.
Depois de decidir qual presente comprar pesquise, essa pesquisa pode ser feita tanto pela internet como em lojas físicas. Isso é muito importante pois podemos encontrar diferenças significativas de uma loja para outra.
Se a sua situação financeira não estiver favorável e não for possível comprar nenhum presente da lista dela, seja sincero, chame-a pra conversar e explique (dependendo da idade), mas não deixe a data passar em branco, leve a criança para algum local público, passei com ela e tome um sorvete. E que isso sirva de lição para planejar o seu orçamento para o próximo ano.
O que importa é estar junto da criança, demonstrar amor, carinho e afeto com ela, viver bons momentos. O dinheiro que se gasta não é importante. Com educação financeira é possível entender isso. Feliz dia das crianças!