Segredos que seu gerente bancário não conta pra você!
Muita gente, ainda pensa que o gerente do banco é o melhor conselheiro para investimentos e para o controle financeiro, mas isso não é verdade.
Existe um conflito de interesses, o banco quer mais lucro e o cliente quer maior rentabilidade e pagar taxas e juros menores.
Normalmente, o gerente tem mais conhecimentos do que os clientes, e por questões comerciais, os gerentes, não podem revelar tudo o que sabem. Dessa forma fica muito fácil bater meta sobre um cliente desavisado ou desinformado.
O gerente do banco sofre muita pressão pra bater metas, e isso pode influenciar o comportamento dele com o público, e como consequência onerar o bolso do correntista.
Veja a seguir alguns segredos que os funcionários dos bancos não contam aos correntistas:
1 – SOU UM VENDEDOR, MINHA PRIMEIRA FUNÇÃO É VENDER OS PRODUTOS DO BANCO.
O gerente de relacionamento se apresenta como um conselheiro financeiro, mas ele faz parte da equipe comercial do banco. Ele tem a função de fazer a venda de uma forma técnica. E isso faz toda a diferença pra você consumidor.
Portanto, nem sempre o gerente vai oferecer o melhor investimento e a melhor taxa pra você, isso vai depender da necessidade da instituição bancárias e das metas que ele tenha que bater naquele mês.
2 – VOCÊ NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE COMPRAR UM PRODUTO.
Uma prática comum em muitos bancos é a venda casada, para liberar um financiamento de um imóvel você é obrigado a ter uma conta com cartão de crédito, com débito automático na conta, um limite de cheque especial alto.
Outro exemplo é quando você faz um empréstimo, o banco adiciona a parcela do pagamento um seguro de vida para se proteger, pois a dívida é quitada sem que o banco precise recorrer ao patrimônio do falecido. Com isso ele tá gerando ônus ao consumidor e não avisa que o seguro é facultativo.
Tem vários exemplos de venda casada que os bancos costumam fazer de forma dissimulada.
3 – VOCÊ TEM DIREITO A UMA LISTA DE SERVIÇOS GRATUITOS
O banco central determina que os bancos têm que oferecer uma lista de serviços essenciais, e esses serviços são gratuitos.
Seguindo essa determinação, todo cliente tem direito a 4 saques gratuitos por mês em caixa eletrônico, ter um cartão de débito e ter 10 folhas de cheque todo mês, e ainda pode consultar extratos e saldos pela internet sem ter que pagar nada.
O IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) fez uma pesquisa, e nenhum banco ofereceu essa modalidade de conta.
4 – A POUPANÇA RENDE MAIS QUE O TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO.
Os bancos divulgam que o título de capitalização é um excelente negócio pois você concorre a prêmios todo mês e ainda recebe o seu dinheiro corrigido no final do período. Mas não é bem assim. Se você precisar resgatar o título antes do período contratado só vai poder tirar uma parte do dinheiro, e a rentabilidade é inferior a poupança.
Bom pessoal, não quero ser mal interpretado, dizendo que estou falando mal de funcionário do banco, até porque tenho muitos amigos que são gerentes. Mas o meu papel aqui é alertar as pessoas sobre como melhorar sua situação financeira.
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Olá, bom dia!
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a Conta de Serviços Essenciais.
Recentemente, minha gerente me chamou para recadastrar dados na agência; achei estranho que não pudesse fazer isso pelo site.
Quando fui à agência, ela me informou que o banco nõa oferecia mais a Conta de Serviços Essenciais, e eu tinha que concordar com o pagamento da tal tarifa, que seria por sua vez convertida em créditos em algum telefone da Oi ou Vivo.
Qual é a verdade em torno disso??
A Conta de Serviços Essenciais realmente acabou??
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Oi! Bom dia!
A conta de serviços essenciais continua em vigor, você pode olhar essa foto abaixo ou pra informações mais detalhadas acesse o link do banco central ou
http://www.bcb.gov.br/?TARBANSERV
Fora que a gerente também está infringindo o Código de Defesa do Consumidor art. 39 (venda casada).
Sugiro que você imprima a página do link acima do banco central e também imprima o art. 30 do código de defesa do consumidor e leve pra conversar com sua gerente, pois você estará fundamentado e mostrará para ela que você conhece seus direitos.
O link para o código de defesa do consumidor é esse : http://www.procon.sp.gov.br/pdf/C%C3%B3digo%20V2013%20-%20A4.pdf
O grande problema é que os gerentes são vendedores e são pressionados para bater metas, e como eles contam com a ignorância da população fica fácil. Pois para o banco é melhor ele ter você pagando tarifas.