Guardar é uma palavra tão simples né? Então por que será que colocá-la em prática, ainda mais quando o assunto é a nossa própria poupança, é tão complicado?
Acredite, você não é o único que está precisando de dicas para economizar dinheiro, para boa parte dos brasileiros, gastar mais do que se ganha se tornou algo comum, mas evitar esse problema com uma boa reeducação financeira.
4 dicas para economizar dinheiro que são indispensáveis para a sua vida
1 – Seja consciente durante as compras
Já parou para pensar quantas compras desnecessárias você realizou esse ano? Também já parou para pensar que todo esse gasto com materiais de consumo que não foram tão necessários para você poderiam ser poupados ou investido em outro negócio?
Essa orientação, que entra na nossa lista de dicas para economizar dinheiro, é o passo número um para a sua reeducação financeira. Não faça compras por impulso, veja o quão necessárias são as suas compras materiais e se o custo benefício é válido para a sua renda atual.
Um jeito de não fugir da sua realidade nos momentos de compra, é criando uma lista de todos os gastos que são indispensáveis na sua vida, faça por ordem de prioridade, o que aparecer é desnecessário, então rabisque sem dó!
2 – Tenha noção real do seu salário
É necessário ter em mente que as suas despesas essenciais, as que sobraram da sua lista de prioridades precisam ser menores do que a renda familiar.
Crie uma planilha com todas as contas da sua casa: luz, telefone, supermercado, água, internet, plano de saúde, mensalidades de academia e escola das crianças, por exemplo.
Saber para o quê o seu salário está sendo utilizado é preciso para diminuir as dívidas mensais. Parece difícil realizar tudo isso, mas um aplicativo de gestão financeira pode te ajudar com isso, eles são super fáceis de usar e permitem o registro de todas as despesas.
3 – Lembre-se: o cartão de crédito precisa ser amigo, e não inimigo
Cartões de crédito são ótimos sim, mas como não sentimos o dinheiro indo embora exatamente no momento da compra, muitas pessoas perdem a noção do quanto gastam enquanto os utilizam.
Você pode evitar esse problema pagando os gastos pequenos no débito, e deixar o crédito para as compras de alto valor, desde que você tenha certeza que depois conseguirá pagar até o dia de vencimento do cartão, porque ninguém merece juros, né?
4 – Tenha objetivos e os siga
Quando você tem em mente qual é o seu objetivo ao poupar determinada quantia de dinheiro, é mais fácil também ter em mente a importância de não perder o foco naquele momento.
Deixe bem claro qual é o seu propósito e de como o esforço em economizar mais te trará um bom resultado, você sonha com o quê? Um carro? A entrada do apartamento próprio? Uma viagem incrível? Então, os prenda em sua cabeça.
Depois de identificar os seus objetivos, existem outras dicas para economizar dinheiro e alcançar a sua meta, divida o seu grande plano final em outros menores, por exemplo: quer ter dinheiro o suficiente par uma casa daqui a dois anos, então guarde mensalmente “x” reais do seu salário, se em algum mês não conseguir fazer isso, fica mais fácil para identificar quanto poderá gastar no mês seguinte.