Nos últimos dias venho recebendo algumas perguntas sobre qual o melhor investimento para o dinheiro. Essa resposta depende do seu perfil de investidor. Os perfis são: Agressivo, moderado ou conservador. E o brasileiro, por falta de educação financeira, só confia na poupança ou nas indicações do gerente bancário (já falei sobre os segredos que o gerente não conta para você, clique aqui).
Nesse artigo não vou falar sobre o perfil do investidor, simplesmente vou tirar algumas dúvidas sobre os títulos públicos e quebrar alguns mitos com relação a poupança. Mas já posso adiantar que o tesouro direto é mais seguro do que a poupança.
Quais são as garantias da poupança?
O dinheiro que você aplica na poupança ou no CDB, LCI e LCA são garantidos pelo Fundo Garantidor de créditos (FGC) até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira.
O FGC só foi utilizado, até hoje, em pequenas instituições financeiras para cobrir as perdas dos correntistas. Mas se uma instituição financeira grande quebrasse, será que o FGC conseguiria honrar o seu compromisso? Espero que nenhum banco grande venha a quebrar para a gente descobrir isso.
Vamos raciocinar, é mais fácil garantir o crédito num banco pequeno ou num banco grande? Se um banco grande quebrar o crédito seria garantido de forma integral como aconteceu nos bancos pequenos?
Essas perguntas só serão respondidas no dia que uma grande instituição financeira quebrar. (espero que isso não ocorra).
Qual é a garantia do tesouro direto?
Depois do que falamos sobre as garantias da poupança, você deve querer me perguntar se os títulos públicos são cobertos pelo FGC, e a resposta é NÃO!
Então por que escutei falar que os títulos públicos são seguros?
O tesouro direto é mais seguro que a poupança, é o investimento de menor risco na economia, pois a garantia dos títulos públicos é dada pelo TESOURO NACIONAL.
Significa que não tem um limite para a garantia do seu dinheiro, como acontece no FGC que é de 250 mil reais. Ou seja, todo o seu dinheiro está garantido.
O que é mais confiável: a 7ª economia do mundo (Brasil) ou uma instituição financeira que atua no Brasil?
O tesouro direto é mesmo mais rentável que a poupança?
Com certeza!
A caderneta de poupança rende, aproximadamente, 0,5% ao mês ou 6,2% ao ano. O tesouro Selic rendeu de Abril/2014 até março/2015 11,21% ao ano.
O Tesouro Selic é o mais conservador título público do mercado. E com certeza 11,21% ao ano é melhor do que 6,2% ao ano.
Mas você pode me perguntar: Mas Álvaro, ainda temos que levar em consideração o IR.
Vamos às contas: a menor taxa de imposto de renda é de 15% (para as aplicações superiores a 120 dias). E a maior é de 22,5% (para até 180 dias).
Descontando 15% no tesouro Selic teremos uma rentabilidade líquida de 9,52% ao ano.
Usando a alíquota de 22,5% no tesouro Selic teremos rentabilidade líquida de 8,69% ao ano.
Como você pode comprovar nas duas situações o tesouro é melhor que a poupança.
E no momento estamos com taxas superiores a 13% ao ano no tesouro direto.
Mais uma coisa, muita gente pensa que é preciso ter muito dinheiro para investir no tesouro direto e isso não é verdade, você pode começar a aplicar a partir de R$ 30,00 todo mês.
Agora é minha vez de lhe fazer uma pergunta: você ainda vai continuar na poupança??