“Ganho pouco e não consigo economizar!”. Será verdade?

economia-domestica-1

Quando falamos em economizar e em educação financeira, a maioria das pessoas já tem uma desculpa pronta: “eu ganho pouco e não posso economizar ou poupar dinheiro!”. Esse assunto sempre é importante, principalmente com o aumento da inflação, mas existem algumas pessoas que lutam pra mudar seus hábitos, e o resultado é o endividamento ou dores no bolso.

Algumas pesquisas mostram que essa frase popular, “ganho pouco e não consigo poupar!”, não é totalmente verdade. Em média 20% dos nossos gastos são excessos.

Mas você pode ter uma vida financeira saudável, é só fazer alguns ajustes e mudar alguns hábitos que é possível economizar, mas isso depende de você, você é o responsável pela sua saúde financeira.

Mas para poder acabar com o desperdício, antes é necessário reunir a família, e falar sobre os sonhos (objetivos) de todos, para todo mundo remar na mesma direção.

Vamos ver seis pontos que podemos abordar com a família para diminuir os excessos.

 

1 – Os gastos com energia elétrica são uns dos que mais apresentam excessos. Faça um exercício:  Pense em quanto tempo você fica no chuveiro, em quantas lâmpadas deixa acesas sem necessidade ou a porta da geladeira aberta, sem contar no uso da TV e computador.

 

2 – O uso de telefone também deve ser repensado. Faça uma análise entre os valores do fixo e do móvel.  É preciso comparar o valor das tarifas sempre.  A opção deve ser a menos custosa e não a mais prática.

 

3 – A reciclagem de produtos também deve ser priorizada. O desperdício em casa é um problema e a reutilização de alimentos até roupas e materiais escolares pode e deve ser feita.

 

4 – Cuidado com as compras! Antes de ir ao supermercado, faça uma lista e que se deixe as crianças em casa. Também tenha cuidado com as promoções: quantas vezes compramos o famoso pague dois e leve três e perdemos os produtos por validade? Ainda, comparar preços é fundamental, seja em lojas, supermercados e até restaurantes. 

 

5 – Economize ao utilizar o veículo. Nem sempre se necessita fazer tudo de carro.  Caminhar pode ser saudável e econômico. Também é preciso estar atento à manutenção do veículo para que imprevistos não estourem as finanças.

 

6 – Na utilização de gás e água, também é possível economizar. Evitar deixar o fogo acesso, o chuveiro e as torneiras abertos sem necessidade e reutilizar a água faz diferença na co

6 Comentários

  1. alvaro.perciano

    Olha sua caixa de entrada ou de spam se a mensagem chegou. E clique no link para fazer o download do ebook.
    Se não conseguir clicar copie e cole o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *